sábado, 25 de abril de 2015

Introdução: As Coordenadas Geográficas

As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa.

Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente. A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das coordenadas geográficas. Compreender claramente o funcionamento exercido pelas coordenadas cartográficas nos abre caminho a diversos conceitos do ensino da geografia, como por exemplo a cartografia.


A História do Meridiano de Greenwich

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como referência é em razão de sua aceitação em âmbito global.

Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.

A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich, situado na região leste da cidade de Londres.


A Linha do Equador

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios:

Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador recebe o nome de latitude, e é dada em graus. Define-se, portanto, como 0° a latitude do Equador. Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitude norte (N) e latitude sul (S), que medem até 90°.

Existem outros quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, no hemisfério Norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico, no hemisfério Sul.

A linha do Equador possui extensão de 40.000 quilômetros, presente em toda a circunferência da Terra, passa pelo trecho centro-meridional da América, pela porção central da África e pelo extremo sul da Ásia.

Os países onde a linha do Equador está presente são:

• São Tomé
• Gabão
• República Democrática do Congo
• Uganda
• Quênia
• Somália
• Maldivas
• Indonésia
• Kiribati
• Equador
• Colômbia
• Brasil.

Em território brasileiro existe somente uma capital que é cortada pelo paralelo do Equador, essa é Macapá, localizada no Estado do Amapá.



A seguir, alguns vídeos explicam de forma simplificada o conteúdo das Coordenadas Geográficas, nos auxiliando na compreensão dos estudos.






FONTE: 
http://youtube.com
http://www.brasilescola.com/
https://www.google.com.br/

terça-feira, 7 de abril de 2015

Criando seu próprio mapa virtual através do BatchGeo



Que tal criar seu próprio "mapa google" de maneira simples e rápida? 

Para isso basta copiar os dados feitos em alguma planilha, como o Excel, e posteriormente reproduzi-los no site http://pt.batchgeo.com/ . O site aceita endereços, interseções, cidades, estados e códigos postais. 

Um exemplo foi um mapa criado pelo PIBID GEOGRAFIA UFAL, neste simples mapa, é informado as cidades dos clubes de futebol que participam do Campeonato Alagoano de 2015. Através dos dados feitos no EXCEL. 

Bastou seguir os seguintes passos:


1 - Copiar seus dados em uma tabela ou programa de planilhas, como exemplo o EXCEL (ctrl+c)


Os dados informam os clubes participantes, as respectivas cidades de cada clube, o estado da competição (Alagoas), e o site (URL) de cada clube.

2 - Colar seus dados no site BatchGeo (ctrl+v)

Após terminar sua planilha com os dados informacionais, copie a tabela e a cole no espaço solicitado.

    Cole os dados da planilha no espaço mostrado na imagem


3 - Clicar "Mapear Agora" e aguardar...



4 - PRONTO!!


Através de um editor de imagens, você pode aprimorar seu mapa, acrescentando imagens e legendas, como na imagem acima.


Você ainda pode fazer o download do seu mapa e abri-lo no programa Google Earth.
Também pode colar dados de outras fontes como páginas web.

Segue alguns tutoriais de como criar seu próprio mapa com o site http://pt.batchgeo.com/











Total de visualizações de página