DIA
DO ESTUDANTE
O Dia do Estudante surgiu
em 11 de agosto de 1927 proposto por Celso Gand Ley na ocasião da comemoração ao
centenário da instituição dos dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e
Sociais de nível superior no Brasil, um em São Paulo, capital, e outro em
Olinda, Pernambuco, instituídos por D. Pedro I em 1827.
O curso de Ciências
Jurídicas de São Paulo foi estabelecido em um velho convento construído por
volta do século XVI cujas igrejas ainda existem. Na década de 1930, o curso
ganhou um novo edifício que foi tombado como patrimônio histórico do Estado de
São Paulo e abriga importante acervo cultural. Sendo a primeira instituição
incorporada a Universidade de São Paulo (USP) quando de sua fundação em 1934,o
curso,que hoje conhecemos como Faculdade de Direito da Universidade de São
Paulo, é considerado um dos melhores nacional e internacionalmente.
Antigo
prédio da Faculdade de Direito da Universidade de
São Paulo
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo.
Prédio
atual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo.
A Faculdade de Direito
de Olinda foi estabelecida no Mosteiro de São Bento. Em 1854, o curso foi transferido
para Recife, já em 1946 foi incorporada à Universidade do Recife e atualmente,
constitui o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de
Pernambuco. A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco funciona
no mesmo prédio desde 1912 mantendo a denominação de Faculdade de Direito do
Recife, também tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é a
única unidade acadêmica instalada fora do campus universitário.
Prédio
da antiga Faculdade no século XIX.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_do_Recife.
Fachada
principal do atual prédio da Faculdade de Direito do
Recife.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_do_Recife.
Nessa data também devemos
ressaltar a importância do papel dos estudantes em ações que com organização e
respeito à população visam garantir os direitos não somente da classe, mas em
prol de toda a sociedade local e nacionalmente assim como em todo o mundo. Os
Movimentos Estudantis é um exemplo dessa união que transparece a força dos
estudantes, merecendo destaque um dos que entraram para a história do país: os
caras-pintadas.
Os caras
pintadas.
Fonte: google
imagens.
Os caras-pintadas foi
um movimento estudantil brasileiro que reuniu milhares de jovens com rostos
pintados de verde e amarelo em passeatas pelo impeachment do presidente do
Brasil na época, Fernando Collor de Melo, por denúncias de corrupção e medidas
econômicas insatisfatórias, entre agosto e setembro de 1992. O movimento que se
extinguiu após ter seu objetivo alcançado, teve sua primeira passeada no dia 11
de agosto daquele ano.
Caras-pintadas
em manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, em setembro de
1992.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caras-pintadas.
Ainda, como exemplo de
organização de estudantes devemos lembrar dos grêmios estudantis. O grêmio
estudantil é um instrumento importantíssimo na representação dos estudantes na
escola. Tem como principal objetivo proporcionar a integração entre alunos,
professores, funcionários, coordenadores, diretores e pais para contribuir na
construção do ensino da instituição promovendo debates, palestras, reuniões e
atividades que estimulem o aprendizado como projetos, campeonatos e etc. É
dever do grêmio estudantil cumprir com seus deveres e obrigações de forma séria
e democrática na busca por um ensino de qualidade e um ambiente escolar mais
propício ao conhecimento e cidadania.
O dia do estudante
nasce para homenagear todos os estudantes e deve ser lembrado com o intuito de
manter viva a memória de todo aquele que de forma digna e admirável lutaram pelos
direitos dessa classe e interesses da sociedade em geral, e de todos aqueles
que de forma direta e indiretamente lutam pela educação nesse país.
Contudo, os estudantes,
como cidadãos e futura classe trabalhadora, têm o dever de continuar com essa
luta e cobrar o devido respeito principalmente, na educação básica pública do
Brasil, e assim transformarem a realidade em que vivem contribuindo ativamente
na construção de um país melhor.
Referências
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