sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Íntegra Espaço e contemporaneidade - Antonio Carlos Robert Moraes CPFL Cultura


Íntegra Espaço e contemporaneidade - Antonio Carlos Robert Moraes 
Café Filosófico - CPFL Cultura
Geografia Sociedade Ideologia




A velocidade e a intensidade da circulação humana no planeta é impar na história. A contemporaneidade gera uma economia e uma cultura globalizada, que influenciam de forma desigual cada porção da Terra. Traz também qualidades novas que requalificam a especialidade da vida social, como a circulação imaterial (fluxos de informações), propiciados pelo desenvolvimento das telecomunicações e da informática. Nesta palestra é demonstrado como que para alguns teóricos, a compressão do espaço determinaria o fim das fronteiras, dos territórios e das localidades, resultando na finalização da própria geografia como disciplina; porém, para outros, este campo de investigação adquire grande importância, pois o espaço teria adquirido uma centralidade comparável à do tempo nos séculos anteriores. A palestra faz parte do módulo "Geografia na contemporaneidade" de curadoria de Antonio Carlos Robert Moraes.

Antonio Carlos Robert Moraes: Doutor em Geografia Humana pela USP. É professor do Departamento de Geografia da mesma universidade.

Disponível também em: http://www.cpflcultura.com.br

terça-feira, 19 de agosto de 2014


CAIITE 2014

Realizado entre os dias 18 e 23 de agosto de 2014, no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió, o CONGRESSO ACADÊMICO INTEGRADO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – CAIITE, tem como tema central esse ano de 2014, “Tecnologias e Educação: soluções inovadoras”.

O evento conta com a participação da UFAL e outras faculdades oferecendo grande diversidade de atrativos: palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, lançamentos de livros e apresentações artísticas e culturais.

Em sua segunda edição, o CAIITE já é um evento obrigatório para todos aqueles envolvidos no universo acadêmico e para quem deseja ampliar seus horizontes nesse aspecto.

O CAIITE 2014 está aberto a toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral com o intuito de propagar, disseminar a educação, a arte, a cultura, o conhecimento. Para mais informação acessar o site oficial: http://caiite.org.

domingo, 10 de agosto de 2014

DIA DO ESTUDANTE

O Dia do Estudante surgiu em 11 de agosto de 1927 proposto por Celso Gand Ley na ocasião da comemoração ao centenário da instituição dos dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais de nível superior no Brasil, um em São Paulo, capital, e outro em Olinda, Pernambuco, instituídos por D. Pedro I em 1827.
O curso de Ciências Jurídicas de São Paulo foi estabelecido em um velho convento construído por volta do século XVI cujas igrejas ainda existem. Na década de 1930, o curso ganhou um novo edifício que foi tombado como patrimônio histórico do Estado de São Paulo e abriga importante acervo cultural. Sendo a primeira instituição incorporada a Universidade de São Paulo (USP) quando de sua fundação em 1934,o curso,que hoje conhecemos como Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é considerado um dos melhores nacional e internacionalmente.

Antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo.

 Prédio atual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo.

A Faculdade de Direito de Olinda foi estabelecida no Mosteiro de São Bento. Em 1854, o curso foi transferido para Recife, já em 1946 foi incorporada à Universidade do Recife e atualmente, constitui o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Pernambuco. A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco funciona no mesmo prédio desde 1912 mantendo a denominação de Faculdade de Direito do Recife, também tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é a única unidade acadêmica instalada fora do campus universitário.

 Prédio da antiga Faculdade no século XIX.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_do_Recife.

Fachada principal do atual prédio da Faculdade de Direito do Recife.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Direito_do_Recife.

Nessa data também devemos ressaltar a importância do papel dos estudantes em ações que com organização e respeito à população visam garantir os direitos não somente da classe, mas em prol de toda a sociedade local e nacionalmente assim como em todo o mundo. Os Movimentos Estudantis é um exemplo dessa união que transparece a força dos estudantes, merecendo destaque um dos que entraram para a história do país: os caras-pintadas.

 Os caras pintadas.
Fonte: google imagens.

Os caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro que reuniu milhares de jovens com rostos pintados de verde e amarelo em passeatas pelo impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Melo, por denúncias de corrupção e medidas econômicas insatisfatórias, entre agosto e setembro de 1992. O movimento que se extinguiu após ter seu objetivo alcançado, teve sua primeira passeada no dia 11 de agosto daquele ano.
  
Caras-pintadas em manifestação em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, em setembro de 1992.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caras-pintadas.

Ainda, como exemplo de organização de estudantes devemos lembrar dos grêmios estudantis. O grêmio estudantil é um instrumento importantíssimo na representação dos estudantes na escola. Tem como principal objetivo proporcionar a integração entre alunos, professores, funcionários, coordenadores, diretores e pais para contribuir na construção do ensino da instituição promovendo debates, palestras, reuniões e atividades que estimulem o aprendizado como projetos, campeonatos e etc. É dever do grêmio estudantil cumprir com seus deveres e obrigações de forma séria e democrática na busca por um ensino de qualidade e um ambiente escolar mais propício ao conhecimento e cidadania.
O dia do estudante nasce para homenagear todos os estudantes e deve ser lembrado com o intuito de manter viva a memória de todo aquele que de forma digna e admirável lutaram pelos direitos dessa classe e interesses da sociedade em geral, e de todos aqueles que de forma direta e indiretamente lutam pela educação nesse país.
Contudo, os estudantes, como cidadãos e futura classe trabalhadora, têm o dever de continuar com essa luta e cobrar o devido respeito principalmente, na educação básica pública do Brasil, e assim transformarem a realidade em que vivem contribuindo ativamente na construção de um país melhor.
  
Referências

domingo, 20 de julho de 2014

Centenário do Início da Primeira Guerra Mundial


No mês em que a Alemanha é tetracampeã da Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), o mundo, em contrapartida a essa celebração, lembra que o país há cem anos estava engajado em uma aliança que a levaria a Primeira Guerra Mundial e posteriormente viveria uma derrota que não imaginaria.
No dia 28 de julho de 2014 completa exatamente 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, mas o mundo já começou a lembrar dessa data desde o dia 28 do mês passado, dia tal o qual ocorreu o fato estopim para a primeira grande guerra que o mundo viveria: o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, juntamente com sua esposa, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, país dominado pela Áustria-Hungria.
O conflito que se estendeu até 11 de novembro de 1918, com a assinatura do armistício da Alemanha e firmado em 28 de junho de 1919 com a assinatura do Tratado de Versalhes, envolveu 35 países divididos entre duas alianças: a Tríplice Entente, liderada por Inglaterra, França e Rússia, e a Tríplice Aliança, liderada por Alemanha, Áustria-Hungria, e Itália, com o objetivo principal de conquistar novos territórios e pontos estratégicos pelas principais potências expansionistas naquela época.
Ao final do conflito contabilizou-se aproximadamente 09 milhões de mortes de militares e 10 milhões de mortes de civis, também, famílias dilaceradas, soldados que retornaram gravemente feridos, traumatizados e muitos limitados a mendicância para sobreviver, países destruídos e ainda, marcas que ficaram na humanidade para sempre, além de provocar um colapso que anos depois faria surgir mais uma grande guerra: a Segunda Guerra Mundial.
Hoje, nesses 100 anos, países da Europa, simpatizantes e solidários preservam memórias desse lamentável acontecimento e se organizam para lembrar dessa grande data.

Cemitério Tyne Cot, Ypres –Bélgica: o maior cemitério de soldados do mundo guarda quase 12.000 corpos dos quais aproximadamente 8.400 não tem nome apenas identificados com a frase: "Um soldado da Grande Guerra, conhecido apenas por Deus". Na cidade, no dia 26 de julho 2014, 28 lideres se reuniram para marcar o centenário. Disponível em http://oglobo.globo.com/mundo/bosnia-lembra-centenario-de-atentado-em-saravejo-que-desencadeou-primeira-guerra-13057747.
 
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:View_from_top_of_Tyne_Cot.JPG

Campos de Verdun - França: local onde se deu a batalha mais duradoura e uma das mais devastadoras na primeira grande guerra, a Batalha de Verdun. Estimasse que aproximadamente 600 mil mortes ocorreram nesse confronto que resultou na vitória do franceses sobre os alemães. Em alguns campos que serviram de batalha como, Marne e Somme, será realizado algumas cerimônias, a maioria em agosto.
BattlefieldVerdun: imagem atual do campo de batalha de Verdun.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Verdun.

Museu Imperial da Guerra: localizado em Londres,o museu reabriu essa semana depois de seis meses em reforma para ofereçer uma nova exposição para o centenario da primeira grande guerra.
Museu Imperial da Guerra.

Fonte: http://mapadelondres.org/2011/04/imperial-war-museum.

Sarajevo-Bósnia: em Sarajevo no dia do aniversário do atentado que desencadeu a guerra, varios eventos lembraram a data. Na cidade de Visegrad, atores reencenam o assassinato enquanto que, alguns líderes da Sérvia programaram boicotes considerando que os eventos é umaforma de incriminar os sérvios. Disponivel em http://oglobo.globo.com/mundo/bosnia-lembra-centenario-de-atentado-em-saravejo-que-desencadeou-primeira-guerra-13057747.
Fonte: http://pt.euronews.com/2014/06/29/turistas-invadem-sarajevo-em-centenario-da-i-guerra-mundial/

Montanhas da cidade de Cortina d'Ampezzo-Itália: locais históricos como trincheiras utilizadas durante a guerra foram restauradas e abertas ao público para excursões.
Fonte: ANSA. In: http://ansabrasil.com.br/brasil/noticias/brasil/cultura/2014/07/16/Italia-abre-trincheiras-Primeira-Guerra-Mundial_7929548.html.

Em Valença, as comemorações serão bem diversificadas.
Banner de convite para a comemoração do centenário.

Fonte: http://www.portugal1914.org/portal/pt/noticias/item/7150-valenca-comemora-o-centenario-da-grande-guerra

Ainda, de acordo com website oficial da França, estão na agenda importantes datas a ser celebrada:
·         Dia 03 de agosto de 2014 - comemoração da declaração de guerra da Alemanha à França, com a participação do presidente da República federal da Alemanha;
·         Setembro de 2014 - comemoração da primeira batalha do Marne, para saudar o heroísmo daqueles que preservaram o país da derrota parando a ofensiva contra Paris.
·         Dia 11 de novembro de 2014 - inauguração do memorial internacional de Notre-Dame-de-Lorette, para prestar homenagem a todos os combatentes da Primeira Guerra mundial.
Entre outras datas importantes que serão celebradas nesse centenário, o mundo guarda símbolos, memórias e lugares que nos permite sempre lembrar desse grande fato que marcou o espaço geográfico, assim como trouxe transformações culturais e moldou o quadro econômico mundial.  
Contudo, em pleno século XXI, continuamos andando - em meio a tensões militares, confrontos entre povos, fronteiras disputadas a bala de fuzil e até mesmo aviões com civis suspeito de ter sido abatido em pleno vôo - em passos largos que mais parece nos levar a uma terceira guerra mundial já que as lições deixadas pelas anteriores não surtem efeito no lideres de cada nação e em muitos que fazem parte de cada sociedade mundial.


Fontes de pesquisa:

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bósnia e Hezergovina. Que País é esse?

Pouco se houve falar em determinados Países, seja pela sua pouca influência em termos Globais, seja pela pouca informação dada pela mídia. Mas com sua participação (Inédita) na Copa do Mundo deste ano no Brasil, muitos se perguntaram: Bósnia e Hezergovina? Que País é esse? Onde se localiza?















Localizada no Sul da Europa, a Bósnia e Hezergovina faz divisa com a Croácia (Norte e Oeste), Sérvia (Leste), Monte Negro (Sudeste); sua Capital é Saravejo e possui um território com extensão de 21.210 km²; população com 3.744.235 habitantes e seu PIB com valor de 17.319 U$.  (Dados IBGE 2012)

FONTE: GOOGLE IMAGENS


HISTÓRIA

Assim como ocorreu o rompimento da antiga URSS, ocasionando no (re)surgimento de Países que declararam seu desvínculo, sua independência, a Bósnia e Hezergovina separou-se da antiga Iugoslávia que era formada por uma federação de repúblicas como: SérviaCroáciaEslovêniaMonte Negro e Macedônia. Durante a II Guerra Mundial a Iugoslávia foi invadida por Nazistas, e após o fim da Guerra, em 1945, a Iugoslávia ainda permaneceu unificada, graças ao governo de Josip Broz 'Tito', e a partir de sua morte em 1980, as tensões étnicas internas começaram a se acentuar, e no ano de 1992 com a declaração de independência da Bósnia, levou essas federações a entrarem em conflitos, gerando assim uma sangrenta guerra, (A Guerra da Bósnia) que durou entre 1992-1995, isso por que os 'Sérvios-Bósnios' da região eram contrários a essa separação, tendo auxílio da até então Sérvia e Montenegro, já os 'croatas-bósnios' tiveram ajuda da Croácia; houve envolvimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) favoráveis a liberdade da Bósnia e Hezergovina. Quando em 1995 com o acordo de Dayton encerra-se um dos piores conflitos armados na Europa após II Guerra Mundial.















JORNAL NOTICIANDO O FIM DA GUERRA. FONTE: GOOGLE IMAGENS


Produto Interno Bruto das antigas Federações da Iugoslávia (DADOS IBGE 2012):

Bósnia e Hezergovina → 17.319 milhões U$
Croácia → 56.447 milhões U$
Sérvia → 38.491 milhões U$
Monte Negro → 4.046 milhões U$
Eslovênia → 45.380 milhões U$
Macedônia → 9.576 milhões U$

Compare seus dados com o de outros Países acessando o → IBGE PAÍSES

















MAPA ATUAL. FONTE: GOOGLE IMAGENS


BÓSNIA E HEZERGOVINA NA COPA DO MUNDO 2014

A seleção da Bósnia e Hezergovina de futebol, classificou-se de forma inédita para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Está no grupo F com Argentina, Irã e Nigéria, porém as duas derrotas acumuladas até então para Argentina (2x1) e Nigéria (1x0) eliminou a Bósnia e Hezergovina da competição, que encerra sua participação contra o Irã no dia 24/06 em Salvador.


SELEÇÃO DE FUTEBOL DA BÓSNIA-HEZERGOVINA. FONTE: GOOGLE IMAGENS


FONTES DE PESQUISA:

http://acervo.estadao.com.br/noticias/topicos,guerra-da-bosnia,489,0.htm
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/lembrancas-de-sarajevo
http://www.fau.usp.br/docentes/depprojeto/j_whitaker/bosnia.html
http://www.guiadelmundo.org.uy/cd/countries/bih/History.html
http://www.brasilescola.com/geografia/bosniaherzegovina.htm
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/bosnia-herzegovina
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/iugoslavia-formacao-e-desagregacao





sábado, 21 de junho de 2014

Mananciais - A importância de sua preservação

Segundo o dicionário Aurélio, Mananciais são: "sm. 1. Nascente de água; olho d'água, fonte. 2. Fonte perene a abundante." Basicamente os Mananciais são reservas hídricas ou fontes de água que podem ser utilizadas para o abastecimento público, da-se então a importância de sua preservação em medidas de tratamento e em leis Estaduais que lhes assegure proteção. 










Os Mananciais podem ser caracterizados como Superficiais, ou seja, aqueles oriundos de rios, lagos ou represas, ou então Subterrâneos compostos por poços profundos, como os aquíferos

Geralmente, a degradação ambiental dos Mananciais acentua-se quando há um crescimento da população urbana vivendo aos arredores de rios, riachos e lagos sem uma educação de preservação da água e do ambiente em geral, ocasionando a poluição e contaminação desta água por dejetos de esgotos, lixo a céu aberto, etc.; inviabilizando o Manancial, além da possibilidade de provocar enfermidades para a população local, como a dengue, verminoses, entre outras.  Um exemplo bem conhecido por parte dos brasileiros de fonte de água que poderia ser utilizada para o abastecimento público é o do Rio Tietê em São Paulo. No caso específico de Maceió-AL, o famoso Riacho Salgadinho é outro exemplo do crescimento desenfreado, desordenado e sem planejamento da população urbana que acarreta em sérios problemas de degradação; pois o Riacho Salgadinho já foi sinônimo de fonte de alimento e de vida por conter uma água limpa. Vale ressaltar que além da educação ambiental por parte da população, é necessário também cobrar o governo para que tome medidas que possam solucionar os problemas de degradação e de ocupação desordenada.

Riacho Salgadinho, o Antes e o Depois.










ANTES










DEPOIS











Reportagem sobre o Riacho Salgadinho, Maceió-AL...

São os seguintes os mananciais utilizados para abastecimento da cidade de Maceió, segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas, a CASAL:

a) Riacho Catolé
Uma represa regulariza sua vazão para cerca de 320 l/s, conduzida por aqueduto por gravidade com 13 km de comprimento ligando a captação à estação de tratamento do Cardoso, em Bebedouro. Construído entre 1950 e 1952, este sistema está exaurido em sua capacidade de produção, respondendo hoje     (juntamente com o Aviação e o Sistema Pratagy) por cerca de 32% do abastecimento de Maceió.

b) Riacho Aviação

Situado junto ao Catolé, utiliza as sobras do sistema Catolé somada à vazão do próprio riacho Aviação, num total de 197 l/s. A água é tratada por um sistema de filtros ascendentes e bombeada para o reservatório da Cidade Universitária, de onde é distribuída para toda a área alta (Tabuleiro, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, e adjacências).

c) Poços profundos

Cerca de 200 unidades espalhadas por toda cidade, totalizam uma vazão de cerca de 1. 880 l/s. Bombas submersas elevam a água captada para os reservatórios existentes na cidade sendo que boa parte delas injetam diretamente na rede de distribuição. A água é apenas clorada, pois sua qualidade dispensa outro tipo de tratamento. Respondem por cerca de 68% da vazão produzida na capital.

Estão incluídos, neste total, tanto os poços que pertencem a Sistemas isolados, normalmente atendendo conjuntos habitacionais específicos, quanto os que se encontram interligados no macro sistema de abastecimento de Maceió, ao qual se juntará, o Sistema Pratagy.

d) Sistema Pratagy

:. Dados gerais

Já operando, foi projetado para em sua primeira etapa produzir 1.080 l/s na captação, mas atualmente produz apenas 600 l/s (vazão teórica) o equivalente a 56% do total do sistema em sua etapa final. Na captação o sistema já esta em pleno funcionamento tanto a Estação Elevatória de Água Bruta (E.E.A.B.), quanto a bomba gerando a vazão supracitada. A adutora de água bruta possui um diâmetro de 900 mm e uma extensão de aproximadamente 8 Km sendo o seu material em aço carbono.

A Estação Elevatória de Água Tratada (E.T.A.) encontra-se construída e em operação, porém a vazão projetada é de 1.080 l/s e a vazão atualmente tratada é de 600 l/s.


A NASCENTE DO RIO TIETÊ

A Nascente límpida do Rio Tietê em São Paulo, ficando poluído ao longo de seu percurso.


A QUESTÃO DO RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SÃO PAULO GERA PROTESTOS



















FONTE:  http://www.mananciais.org.br/

Em pronunciamentos oficiais e declarações à imprensa, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é categórico: não haverá racionamento de água em 2014. A temporada é complicada. A capital será vitrine internacional do país durante a Copa do Mundo e a população decidirá nas urnas, em outubro, se mantém com o tucano – como ocorre desde 1995 – a chave do Palácio dos Bandeirantes, sede governo paulista. A realidade, porém, se impõe. Diante da pior estiagem desde o início das medições, há 84 anos, o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de 8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, começou o ano com apenas 27% de seu volume útil; no fim de abril, minguava abaixo dos 11%.
Para saber mais → RACIONAMENTO, PALAVRA PROIBIDA


PRINCIPAIS CAUSAS DA POLUIÇÃO DOS MANANCIAIS

Das águas subterrâneas:
O uso da fossa séptica contamina o lençol freático.
O lixo contamina o aquífero pela lixiviação dos períodos chuvosos.
O vazamento da rede de esgotos cloacais e pluviais contamina o aquífero com o despejo dos poluentes.
O uso de pesticidas e fertilizantes na agricultura.
Despejo de resíduos de cargas industriais sobre áreas de recarga, para depuração de efluentes desse tipo, tende a contaminar águas subterrâneas.                                  

Das Águas superficiais:
Despejos de poluentes dos esgotos cloacais domésticos ou industriais.
Despejos de esgotos pluviais agregados com lixo urbano.
Escoamento superficial que drena áreas agrícolas tratadas com pesticidas ou outros compostos.
Frenagem da água subterrânea contaminada que chega ao rio.

SITUAÇÃO DE ALGUNS RIOS
INFOGRÁFICO

Infográfico informando a integridade dos Rios de Minas:


É POSSÍVEL DESPOLUIR OS RIOS?

Estas 8 cidades urbanas mostram que sim:
Nota-se, evidentemente que são cidades de Países ditos de 'Primeiro Mundo', diferentemente do Brasil, mesmo assim, mostram que é sim possível a despoluição e recuperação de diversos Mananciais brasileiros que possam abastecer milhares de pessoas. Inclusive o Estado de São Paulo fez um acordo em Dezembro de 2013 com o governo Francês; espelhando-se no Rio Sena, busca utilizar a tecnologia que é aplicada lá para a recuperação do Rio Tietê.



ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO


Cidades
Porcentagem em Áreas de Mananciais
Arujá
51%
Biritiba-Mirim
89%
Caieiras
20%
Cotia
36%
Diadema
22%
Embu
59%
Embu-Guaçu
100%
Ferraz de Vasconcelos
40%
Franco da Rocha
5%
Guarulhos
30%
Itapecerica da Serra
100%
Juquitiba
100%
Mairiporã
80%
Mauá
19%
Mogi das Cruzes
49%
Poá
6%
Ribeirão Pires
100%
Rio Grande da Serra
100%
Salesópolis
98%
Santa Isabel
82%
Santo André
54%
São Bernardo do Campo
53%
São Lourenço da Serra
100%
São Paulo
36%
Suzano
72%


MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO DE MANANCIAIS 

* PRESERVAÇÃO DO SOLO
* CONTROLE DO USO DE DEFENSIVOS 
* CERCAMENTO DE NASCENTES
* ENRIQUECIMENTO DA VEGETAÇÃO


LEI DE PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS

Em 1997 foi promulgada a lei Estadual de proteção dos mananciais no Estado de São Paulo. Refletindo a necessidade de se estabelecer parâmetros com o fim de preservar ou tentar preservar o que restara dos mananciais paulistas, a Lei Estadual N. 9.866 trata da proteção e recuperação de condições ambientais específicas com o intuito de garantir a produção de água necessária para o abastecimento e consumo das gerações atuais e futuras.

Para saber mais sobre a LEI → LEI DE PROTEÇÃO DOS MANANCIAIS


FONTES DE PESQUISA:

























Total de visualizações de página